Vacinação contra o HPV está disponível em todas as UBSs de Macapá
Imunizante protege contra vírus que pode causar cânceres no colo do útero, boca e órgãos genitais

A Prefeitura de Macapá mantém disponível a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. O imunizante é indicado para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos que ainda não foram vacinados.

Além do público-alvo regular, o esquema de vacinação também contempla pessoas imunossuprimidas e usuários da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), com idade entre 9 e 45 anos, que devem receber três doses. Casos especiais, como pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente (RRR) e vítimas de violência sexual, também são contemplados, com indicação médica.
O HPV é um vírus altamente comum, transmitido principalmente por contato sexual, e pode causar lesões que evoluem para verrugas genitais e diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus, garganta e boca.
Em 2025, o Ministério da Saúde intensificou a campanha nacional de vacinação contra o HPV, mirando 3 milhões de jovens entre 15 e 19 anos, faixa que concentra o maior número de não vacinados. O Amapá ocupa a 5ª posição entre os estados com menor cobertura vacinal entre adolescentes, com apenas 32% da meta alcançada no ano passado.
A vacinação é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Imunização. Para receber a dose, basta procurar a UBS mais próxima com documento oficial e carteira de vacinação.




