Governo nomeia mais 398 servidores para pasta da Educação
Com nomeação da quarta turma do concurso de 2022, governador Clécio Luiz fecha o ano com mais de 1,9 mil servidores efetivados, reforçando a rede pública estadual de ensino.
Elden Carlos – Editor
O governador do Amapá, Clécio Luís, preside uma cerimônia nesta quinta-feira (18) que nomeia mais 398 servidores públicos na área da educação. De acordo com o chefe do Executivo, essa turma inclui 231 professores, 75 pedagogos e 92 cuidadores que vão reforçar o quadro de servidores da rede estadual em 2026.
Já ficou estabelecido que após o período de capacitação os profissionais serão realocados para atuar em oito municípios, em localidades rurais e urbanas. Esta é a quarta turma de nomeados pela atual gestão, aumentando para 1,9 mil o número de novos servidores da educação. Todo o processo é coordenado pelas secretarias de Estado da Administração (Sead) e Educação (Seed).

Balanço
De acordo com um balanço divulgado na semana passada pelo governo do Estado, o ano de 2025 foi marcado por um compromisso reforçado com a rede estadual de ensino. A gestão destacou uma série de medidas que melhoram as condições de trabalho, a remuneração e a formação continuada dos educadores, refletindo positivamente na qualidade do ensino ofertado à população. A principal melhoria foi o reajuste salarial do magistério, acertado em reunião com representantes da categoria, com um acréscimo de 6,27% em abril e mais 5,73% em outubro deste ano. Sendo assim, já chega a mais de 30% o valor do reajuste na remuneração dos servidores nos últimos três anos.
Além disso, o Governo do Amapá realizou 299 progressões e seis gratificações de aperfeiçoamento no quadro do magistério. No Superfácil Educação, a principal ferramenta para acessar benefícios profissionais, foram realizados mais de 112 mil atendimentos, para 88 mil usuários. Em agosto, o governador Clécio Luís também realizou a 4ª convocação do concurso da educação com professores da Educação Básica e Profissional e pedagogos.

Deste concurso público realizado em 2022, o Governo do Amapá vai fechar o ano com a nomeação de mais de 1,9 mil profissionais para compor o quadro da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que hoje contribuem diretamente para garantir a qualidade do ensino na rede pública estadual. As convocações, nomeações e posses demonstram o compromisso contínuo do Governo do Amapá com a valorização da educação e o fortalecimento da rede de ensino, garantindo o pleno funcionamento das escolas, o suporte pedagógico e o atendimento adequado aos alunos.
Imagens: Arquivo/GEA
