Operação investigada predadores sexuais de crianças e adolescentes no Amapá
“Operação Infância Tucuju” foi deflagrada nesta quinta-feira (18) pelas polícias Federal e Civil, alcançando três municípios do Amapá.
Elden Carlos – Editor
Uma operação integrada entre a Polícia Federal (PF) e Polícia Civil (PC) do Amapá, resultou na manhã desta quinta-feira (18) no cumprimento de três mandados de busca e apreensão nos municípios de Macapá e Santana – na região metropolitana – e Laranjal do Jari, no sul do estado, em endereços de pessoas investigadas pelo crime de armazenamento, venda e compartilhamento de imagens de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Segundo o delegado da PF, Yorran Lírio, o objetivo é localizar provas digitais que possam subsidiar a responsabilização criminal dos investigados que já foram identificados. “A Operação Infância Tucuju é resultado da cooperação técnica entre as duas instituições, buscando fortalecer as ações que serão efetivadas em 2026 para combater esse tipo de crime”, disse o delegado.

“A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DR-CCIBER) atuou conjuntamente nessa operação, apreendendo mídias e outros materiais vinculados aos investigados. A Polícia Civil do Amapá reafirma seu compromisso com a repressão aos crimes praticados contra crianças e adolescentes no meio digital, através dessa atuação integrada com a Polícia Federal”, disse o delegado Breno Esteves, titular da DR-CIBER.
O material apreendido durante a operação foi levado para sede da Superintendência da Polícia Federal e será submetido à perícia técnica. A Polícia Federal também fez um alerta aos pais e responsáveis dos menores sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, garantindo que abusadores não cometam esse tipo de crime.




