Em Macapá, mães são estimuladas à vacinação contra o vírus sincicial respiratório
O imunizante é destinado a grávidas a partir da 28ª semana de gestação, até antes do parto, protegendo o recém-nascido contra doenças respiratórias graves.
Elden Carlos – Editor
Com a aproximação do período invernoso a prefeitura de Macapá reforçou as ações de cuidado com a saúde materno-infantil para garantir a eficiência da vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. O imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, até antes do parto, com o objetivo de proteger recém-nascidos contra doenças respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, especialmente nos primeiros meses de vida. A estratégia fortalece a prevenção ainda durante a gestação, permitindo que os anticorpos sejam transferidos da mãe para o bebê, reduzindo riscos de internações e complicações respiratórias na infância.

Segundo Larissa Moraes, diretora do Departamento de Ciclos de Vida, a estratégia representa um avanço significativo na prevenção e no cuidado integral à primeira infância. “A vacina é uma ferramenta essencial para reduzir casos graves de infecções respiratórias em recém-nascidos. Ao vacinar a gestante, garantimos que o bebê já nasça com proteção, fortalecendo o cuidado desde o início da vida e ampliando a segurança das famílias”, ressaltou.
A vacina está disponível nas salas de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá permitindo que as gestantes recebam o imunizante durante as consultas de pré-natal. Profissionais da rede municipal foram capacitados para orientar sobre o novo protocolo e garantir atendimento adequado.
Imagens: Divulgação




