Cidade

Macapá recebe o primeiro Centro Psicossocial tipo II para adultos

De acordo com o prefeito da capital, Dr. Furlan, a unidade permite o acesso ampliado da população à política de saúde mental para pessoas a partir dos 18 anos.

Elden Carlos – Editor

O primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), tipo II, batizado de Caps Esperança, foi entregue na segunda-feira pela prefeitura de Macapá. Instalado no bairro Infraero II, Zona Norte de Macapá, o centro foi construído para dar suporte avançado à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). De acordo com o prefeito da capital, Dr. Furlan, a unidade permite o acesso ampliado da população à política de saúde mental para pessoas a partir dos 18 anos.

“Não é apenas uma estrutura física equipada. São profissionais capacitados para acolher e tratar pessoas em sofrimento mental. Uma política necessária para dar dignidade e ajudar transformar vidas”, disse o gestor, lembrando que essa é a primeira obra concluída no estado através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal.

A equipe multiprofissional – composta por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e profissionais de apoio, vai ofertar atendimentos psiquiátricos e psicológicos, acompanhamento terapêutico contínuo, oficinas terapêuticas, ações de reabilitação psicossocial e suporte às famílias, promovendo cuidado em liberdade e fortalecimento dos vínculos sociais.

Essa foi a segunda unidade de acolhimento em saúde mental entregue no ano pela prefeitura de Macapá. Em setembro, também na Zona Norte, foi entregue o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CASPi) Acolher. O espaço é voltado para o atendimento a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos e 11 meses, ampliando o acesso ao tratamento de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes.

Imagens: Divulgação/PMM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo